23.11.09

TRATAMENTO DO RONCO E APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO


3o Congresso Internacional de Medicina do Sono. Este congresso foi fantástico. O World Trade Center (São Paulo) é uma estrutura magnífica. Profissionais de todo o mundo (médicos, dentistas, fisioterapeutas, acupunturistas, biólogos, empresários) envolvidos na área dos DISTÚRBIOS DO SONO estiveram reunidos de 7 a 11 de Novembro discutindo e definindo as diretrizes de diagnóstico e tratamento desses distúrbios.
No nosso consultório, tratamos RONCO E APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO.
A apnéia é de um fator de alto risco para causar, principalmente, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA e outras DOENÇAS DO CORAÇÃO.
Entre essas outras doenças e alterações sistêmicas que podem ser causadas pela APNÉIA DO SONO, estão:
Diabetes, obesidade, cardiomiopatias, AVC (derrames), vários tipos de cânceres, depressão, agressividade e outros distúrbios do humor.
O número de ACIDENTES DE TRÂNSITO envolvendo pessoas com sono é DUAS VEZES maior do que com pessoas que ingeriram bebida alcóolica!
Os sintomas são:
Ronco
Sonolência excessiva diurna
Diminuição da atenção, memória e capacidade de aprendizado
Fadiga muscular
Irritabilidade, depressão ou outros distúrbios de humor

Para casos de leve a moderados, o uso de um APARELHO INTRAORAL pode ser o suficiente para devolver a qualidade de vida e diminuir os riscos dessas doenças.
Em todos os casos, sempre encaminhamos o paciente para avaliação médica conclusiva com um médico experiente em medicina do sono.
ATENÇÃO!
De acordo com o I CONSENSO EM RONCO E APNÉIA DO SONO, realizado em São Paulo, no ano 2000, o tratamento deve ser feito por DENTISTA COM CONHECIMENTO E TREINAMENTO EM MEDICINA DO SONO, por exigirem conhecimentos que não são domínios de sua formação básica. Ou seja, o conteúdo científico necessário para o domínio da técnica não faz parte do currículo comum da formação odontológica geral.
São necessários conhecimentos avançados em
MEDICINA DO SONO
FISIOLOGIA
ANATOMIA
OCLUSÃO
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
ORTODONTIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário