
3o Congresso Internacional de Medicina do Sono. Este congresso foi fantástico. O World Trade Center (São Paulo) é uma estrutura magnífica. Profissionais de todo o mundo (médicos, dentistas, fisioterapeutas, acupunturistas, biólogos, empresários) envolvidos na área dos DISTÚRBIOS DO SONO estiveram reunidos de 7 a 11 de Novembro discutindo e definindo as diretrizes de diagnóstico e tratamento desses distúrbios.
No nosso consultório, tratamos RONCO E APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO.
A apnéia é de um fator de alto risco para causar, principalmente, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA e outras DOENÇAS DO CORAÇÃO.
Entre essas outras doenças e alterações sistêmicas que podem ser causadas pela APNÉIA DO SONO, estão:
Diabetes, obesidade, cardiomiopatias, AVC (derrames), vários tipos de cânceres, depressão, agressividade e outros distúrbios do humor.
O número de ACIDENTES DE TRÂNSITO envolvendo pessoas com sono é DUAS VEZES maior do que com pessoas que ingeriram bebida alcóolica!
Os sintomas são:
Ronco
Sonolência excessiva diurna
Diminuição da atenção, memória e capacidade de aprendizado
Fadiga muscular
Irritabilidade, depressão ou outros distúrbios de humorPara casos de leve a moderados, o uso de um APARELHO INTRAORAL pode ser o suficiente para devolver a qualidade de vida e diminuir os riscos dessas doenças.
Em todos os casos, sempre encaminhamos o paciente para avaliação médica conclusiva com um médico experiente em medicina do sono.
ATENÇÃO!De acordo com o I CONSENSO EM RONCO E APNÉIA DO SONO, realizado em São Paulo, no ano 2000, o tratamento deve ser feito por DENTISTA COM CONHECIMENTO E TREINAMENTO EM MEDICINA DO SONO, por exigirem conhecimentos que não são domínios de sua formação básica. Ou seja, o conteúdo científico necessário para o domínio da técnica não faz parte do currículo comum da formação odontológica geral.
São necessários conhecimentos avançados em
MEDICINA DO SONO
FISIOLOGIA
ANATOMIA
OCLUSÃO
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
ORTODONTIA